Descubra como as proteínas são essenciais para o funcionamento adequado do corpo.

As proteínas são nutrientes multifuncionais nas células dos seres vivos. Fazem parte da estrutura básica dos tecidos, ou seja, a função das proteínas em nosso corpo vai além do ganho de massa muscular, como é mais conhecida.

Elas são as responsáveis pelo crescimento e reparação de:

  • Ossos
  • Pele
  • Tecido conectivo
  • Órgãos internos
  • Sangue.

As enzimas, anticorpos e hormônios, responsáveis por regular as reações químicas do organismo, são todos feitos de proteínas, além de serem as responsáveis pela assimilação dos nutrientes e transporte de oxigênio e de gorduras no sangue.

Na prática de exercícios intensos ou com estímulos adequados, ocorre a “quebra” das proteínas do tecido muscular. Nosso corpo precisa restaurar esses tecidos com proteínas provenientes da alimentação. Esse processo de regeneração é o que vai resultar em aumento de massa magra, resultando a maior “queima” de gordura e aceleração do metabolismo.

Para repor as proteínas do corpo através da alimentação existem as proteínas de origem animal, como ovos, carnes, peixes e aves ou as proteínas vegetais, que com a combinação adequada garantem todos os aminoácidos essenciais, se tornando uma boa opção para os vegetarianos e veganos. Dessa forma é possível que a função das proteínas no corpo seja executada corretamente.

E você já consumiu proteínas hoje?