Sinais de baixa imunidade

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O sistema imunológico é o nosso maior aliado para manter o corpo saudável e protegido contra organismos externos, como vírus e bactérias. Quando o organismo fica fragilizado, pode haver uma queda na imunidade, e o corpo fica mais suscetível a desenvolver infecções e problemas de saúde. Confira abaixo alguns sinais de baixa imunidade para se manter atento:

Principais sinais de baixa imunidade:

  1. Falta de disposição ou sono em excesso: é normal sentirmos cansaço após dias muito agitados, mas estar sempre sonolento, com pouca disposição para realizar até tarefas simples da rotina não deve ser algo comum.
  2. Dores no corpo: sentir o corpo dolorido sem motivo aparente (por exemplo, sem ter realizado nenhum tipo de esforço excessivo ou novos exercícios físicos) também requer uma certa atenção.
  3. Recorrência de infecções ou problemas de saúde: gripes, resfriados, reações alérgicas e até mesmo infecções de pele que ficam ressurgindo de pouco em pouco tempo ou demoram bastante para passar.
  4. Fraqueza: sentir braços e pernas frágeis ou tonturas frequentemente também pode ser um sinal de baixa imunidade.
  5. Alterações físicas visíveis: perda ou ganho de peso repentino (sem grandes mudanças alimentares ou de rotina, por exemplo), unhas e cabelos fragilizados, diminuição na qualidade da pele, etc.

O que pode causar a baixa imunidade?

A alimentação inadequada é uma das principais causas de queda na imunidade, já que o nosso corpo precisa ser bem abastecido com vitaminas e minerais essenciais para fortalecer o sistema imunológico. Hábitos nocivos como o sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, tabagismo, estresse e falta de sono também causam grande impacto na imunidade.

Caso perceba algum dos sintomas acima, recomendamos consultar um médico para evitar que alguma complicação mais séria se desenvolva. Aliás, é muito importante manter um acompanhamento regular para garantir que a sua saúde esteja sempre em dia, além de adotar hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas regulares (clicando aqui, você também pode conferir o nosso post sobre 10 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade).

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Fonte: LOSS, Sérgio H. “Nutrição e Imunidade”. MARTÍNEZ, Alfredo Córdova. ALVAREZ-MON, Melchor. “O sistema imunológico (I): Conceitos gerais, adaptação ao exercício físico e implicações clínicas”. NASCIMENTO, Elizabeth et al. “Exercícios Físicos e Sistema Imunológico: mecanismos e integrações”. Hospital Proncor. “Baixa imunidade: o que ela gera?”.

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