Quais os benefícios das granolas?

Ao decidir ser adepto de um estilo de vida mais saudável, não é incomum que você se depare com diversas opções de granola para incluir na alimentação do dia a dia. Sendo um alimento rico em fibras, ela geralmente é formada por misturas de cereais, frutas secas, flocos de milho e de arroz e oleaginosas, como a castanha-do-Brasil. Mas afinal, quais sãos os benefícios das granolas para a nossa saúde?

Principais benefícios das granolas

Seu alto teor de fibras é um grande aliado no funcionamento do trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre; ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, e alguns estudos indicam até que podem ajudar na regulação da pressão arterial.

O valor nutricional varia muito de acordo com os seus ingredientes, mas em geral elas apresentam alto teor de carboidratos, proteínas e gorduras boas, que proporcionam energia (não é à toa que são tão consumidas no café da manhã). Fósforo, selênio, vitamina E, ômega 3 e 6 também são nutrientes comumente presentes nas granolas, e possuem ação antioxidante.

A presença de cereais integrais, sementes e grãos também faz com que elas tenham um índice glicêmico menor, demorando mais tempo para serem absorvidas pelo organismo, de forma que o aumento da glicemia também é mais lento. Isso é ótimo para pessoas com sobrepeso ou tendências a desenvolver diabetes, por exemplo.

Consumir granola é garantia saúde?

Nem todos os tipos de granola são saudáveis! É muito importante sempre consultar os rótulos e listas de ingredientes, principalmente quando falamos de granolas industrializadas. Isso porque, se o produto leva grandes quantidades de sal, açúcares ou edulcorantes, ele já não possui os mesmos benefícios nutricionais.

Apesar de ser uma grande aliada no controle do peso corporal (já que ela mantém a saciedade por mais tempo), a granola também pode causar ganho de peso quando consumida em excesso, por ser rica em carboidratos. Não deixe de consultar um nutricionista para saber exatamente qual a quantidade de consumo diário recomendada para você.

Como consumir?

Granolas doces ficam incríveis acompanhando frutas, iogurtes, leites vegetais e smoothies. Já as granolas salgadas podem ser adicionadas às saladas, sopas, ovos e vegetais. Além disso, podem ser usadas como ingredientes para diversas receitas. As opções são muitas!

Já conhece as granolas da Bianca Simões? Disponíveis tanto em sabores doces quanto salgados, elas ficam incríveis com qualquer tipo de refeição. Nossa linha de Granolas Proteicas é pioneira: feitas a base de clara de ovo, elas possuem 18g de proteínas por porção e 4,3g de fibras!

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Fonte: SANTOS, Marta Rejane Ribeiro et al. “Alimentos Funcionais: Granola e Seus Benefícios”. TINOCO, Débora de Oliveira et al. “Análise microbiológica de granola e sementes oleaginosas comercializadas em Manaus”. ZANIN, Tatiana. “8 principais benefícios da granola para a saúde”.

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