Como já mencionamos em outro post aqui no blog, a Levedura Nutricional é um superalimento rico em proteínas, aminoácidos essenciais, fibras, vitaminas do complexo B, selênio e ácido fólico. Hoje, vamos explicar um pouco melhor o porquê destes nutrientes serem tão importantes para o nosso corpo!

Nutrientes presentes na Levedura Nutricional

  • Proteínas: conhecidas como “alimentos construtores”, elas estão ligadas ao crescimento e a regeneração de diferentes tecidos do nosso corpo (como ossos, músculos, tecidos conectivos etc.) e na fabricação de glóbulos vermelhos! As Leveduras Nutricionais são uma boa fonte de proteínas, pois 49% da sua composição leva este nutriente; são uma ótima opção para os adeptos do estilo de vida vegano, por exemplo!

 

  • Aminoácidos essenciais: são os aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir – ou seja, são obtidos por meio da alimentação. Seus principais benefícios são: contribuir para o fortalecimento de unhas, cabelos e pele, participar no desenvolvimento e regeneração de tecidos e ajudar no alívio do estresse!

 

  • Fibras: muito conhecidas por manter o bem-estar intestinal, o consumo de fibras também parece estar ligado a um menor risco de desenvolver complicações como hipertensão, obesidade, diabetes e câncer de cólon, além de reduzir os níveis de colesterol e ajudar a manter a glicemia de pacientes com diabetes sob controle.

 

  • Vitaminas do complexo B: também não são sintetizadas pelo corpo, e tem como principais funções ajudar o nosso organismo a produzir energia, manter o bom funcionamento do sistema metabólico, das células nervosas e do cérebro, e auxiliar no crescimento e produção de diversas células.

 

  • Selênio: um mineral essencial com ação oxidante que ajuda a regular o sistema imunológico. Estudos indicam que ele também está ligado à manutenção da tireoide, proteção contra metais pesados, ação anticancerígena, entre outras.

 

  • Ácido fólico: participa de várias funções do organismo, como a formação do DNA e do conteúdo genético das células, sendo muito importante para manter o bem-estar cerebral, vascular e imunológico.

 

Além de trazer em sua composição todos estes nutrientes, a Levedura Nutricional pode auxiliar na redução da utilização de sal. Isto porque ela possui ácido glutâmico livre, um aminoácido não-essencial que aumenta a habilidade das papilas gustativas da língua de sentirem o sabor salgado dos alimentos! Demais, não é?

E você, já experimentou as Leveduras Nutricionais Bianca Simões? Disponíveis nos sabores Original, Queijo e Cebola & Salsa, elas trazem mais sabor para as suas receitas, podendo ser utilizadas da mesma forma que temperos comuns.

 

Fontes: CUNHA, Luana Francieli. “A Importância De Uma Alimentação Adequada Na Educação Infantil”. BERNAUD, Fernanda Sarmento Rolla. RODRIGUES, Ticiana C. “Fibra alimentar – ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo”. RUBERT, Aline et. Al. “Vitaminas do complexo B: uma breve revisão”. GARCIA, Dayane Zancan. “Avaliação do consumo alimentar de selênio de mulheres da cidade de Porto Velho-RO”.