A prática do Mindful Eating vem ganhando cada vez mais espaço e conhecimento popular. Ela é, basicamente, um processo que requer certa mudança no nosso comportamento alimentar. Preparamos este texto para você compreender melhor o que é Mindful Eating!
Afinal, o que é?
Conhecida também como “alimentação consciente”, esta prática nos incentiva a dedicar atenção plena ao fazer uma refeição, saboreando com calma os alimentos e apreciando por completo a experiência alimentar, sem julgamentos.
Uma outra característica bem marcante é que cada pessoa escolhe o que e quanto comer utilizando de forma livre, mas utilizando todos os seus sentidos. E, por incrível que pareça, uma vez que conseguimos diferenciar quando estamos com fome e quando estamos com “vontade” de comer, a tendência é que as escolhas alimentares sejam mais consistentes e benéficas a saúde.
Dessa forma, ainda que o foco do Mindful Eating não seja contar calorias ou gorduras, é comum que seus adeptos percebam muito mais resultados de perda de peso a longo prazo do que uma dieta cheia de regras, por exemplo. Isso porque é raro que as pessoas mantenham uma mudança de comportamento sem ver resultados rápidos – e uma dieta padrão nem sempre funciona para todos.
A alimentação consciente foca na experiência individual: a ideia é estimular que cada um tenha suas próprias experiências com a comida, e saboreie-as com calma e atenção.
Como praticar?
Observe: note como o seu corpo se sente antes, durante e após a refeição (o roncar do seu estômago, sua energia, a sensação de estar satisfeito ou não, etc).
Esteja presente: desligue-se da TV, computadores ou celulares. Concentre-se na refeição e nos alimentos.
Saboreie: preste atenção aos aromas, texturas, temperaturas e sabores. Como os alimentos se diferenciam uns dos outros?
Sem julgamentos: desprenda-se de experiências anteriores com determinados ingredientes ou alimentos e permita-se experimentar novamente. Note quais respostas cada um deles te traz neste momento (gostos, desgostos, neutralidade…).
Outros aspectos que ajudam a trabalhar a atenção plena
Trabalhar a nossa familiaridade com “práticas regulares” e “intencionalidade” ajudam muito a desenvolver a atenção plena. Atividades que requerem certo planejamento e consistência são ótimas formas de exercitar estes pontos. Algumas opções são:
- Meditação diária;
- Ioga;
- Caminhadas conscientes;
- Comer com atenção várias vezes por semana;
- Exercícios respiratórios ao longo do dia (sempre procurando refletir e desenvolver a consciência sobre si mesmo durante eles).
Você já conhecia o Mindful Eating? Conta para nós aqui nos comentários 💛