Você sabe o que é Levedura Nutricional? Sabe como são produzidas e qual a sua função? A princípio vamos falar um pouco de como obter as leveduras e os primórdios de seu uso.

Leveduras Nutricionais são obtidas através da lavagem e secagem de um fungo, o Saccharomyces Cerevisiae, utilizado a mais de 9000 anos na culinária pelos egípcios, babilônios e celtas na produção de bebidas fermentadas, pão, kefír, vinho e cerveja.

Dessa forma, vale ressaltar que existem dois tipos de Leveduras:

  • Crescimento primário, que são as feitas exclusivamente para o consumo humano direto, inativadas, tem alto valor nutricional e sabor balanceado.
  • Levedura de cervejas, ativas, que são utilizadas na fermentação da bebida, essas, por suas vez, possuem sabor amargo, característico das cervejas, e após o processo de produção da bebida, podem ser inativadas e consumidas.

A Levedura Nutricional é conhecida como um superalimento, ao mesmo tempo que é sem glúten, vegana, sem lactose, não transgênica, possui características como:

  • rica em proteínas
  • contém os 9 aminoácidos essenciais
  • fibras
  • vitaminas do complexo B
  • selênio e ácido fólico.

A Levedura Nutricional é um produto que fornece diversos benefícios para o corpo por sua composição nutricional, além de agregar sabor e praticidade à dieta.

Outro ponto interessante é que a Levedura Nutricional possui ácido glutâmico livre, aminoácido não-essencial que aumenta a habilidade das papilas gustativas da língua sentir o sabor salgado dos alimentos, auxiliando na redução da utilização de sal nas preparações.

A Levedura Nutricional Bianca Simões sabor Original possui Zero Sódio, e os outros sabores, Queijo e Cebola & Salsa, menos de um terço do teor de sódio do sal comum, podendo serem utilizadas na preparação de receitas ou finalização dos pratos, da mesma forma que temperos comuns.

O grande diferencial da Levedura Bianca Simões é qualidade e sabor.  Isso por que utilizamos a levedura de crescimento primário, suas qualidades biológicas são superiores e o sabor agradável ao paladar.

Frequentemente marcas comercializam levedura de cervejas, que após o processo de produção de bebidas são inativadas, resultando assim em um sabor mais amargo, há uma perda considerável nas propriedades nutricionais.

E você? Já consome Levedura Nutricional?