Com as mudanças na rotina precisamos nos organizar e aproveitar as oportunidades que esse período de reclusão nos traz, mantendo corpo e mente saudáveis. Por isto, criamos uma lista com alguns hábitos que te ajudarão nessa quarentena!
 

Mantenha uma alimentação saudável

Com a mudança repentina de rotina é preciso revisar nossa dieta. Se preocupe com a qualidade dos alimentos que está consumindo, principalmente com os nutrientes presentes em cada um deles, evite os alimentos considerados “vazios”, ou seja, aqueles que quase não possuem vitaminas, minerais, fibras, proteína e carboidratos equilibrados. Aumente o consumo de frutas, verduras, legumes ou aqueles que já vem prontos para o consumo, mas que são 100% naturais, sem aditivos químicos e nutricionalmente equilibrados, pois são eles que te entregarão quantidades balanceadas de tudo que você precisa!
 

Cozinhe mais

Aproveite esse momento com mais tempo livre para experimentar novas receitas, explore os ingredientes, texturas e sabores! Lembre-se de criar pratos coloridos, isso garantirá o maior número de nutrientes em uma refeição. Higienize todos os alimentos, ressaltando que quanto mais natural a alimentação, melhor. Se precisar de uma ajuda com as receitas veja:

Planejamento e Organização

Planeje o seu dia e mantenha sua rotina organizada! Isso te ajudará a passar por essa fase de forma mais leve e estar bem física e mentalmente para quando tudo isso acabar. Durante a semana estipule horários para o trabalho, atividade física, refeições e descansos. Nos fins de semana aproveite para criar atividades diferentes!

Yoga

A Yoga é uma prática que trabalha a consciência corporal e o melhor controle dos pensamentos, proporcionando harmonia em sua vida. Para praticar é necessário apenas um tapete para yoga ou um colchonete confortável, se não tiver nenhum desses, utilize alguma superfície confortável de sua casa. A Yoga é uma prática indicada para todas as idades, trazendo benefícios para corpo e mente, como: melhorar a postura – o que consequentemente alivia dores corporais – , tonificação muscular, diminuição da ansiedade e stress.

App Down Dog

O aplicativo Down Dog foi disponibilizado de graça durante a quarentena na versões iOS e Android, ele permite que você pratique yoga através de vídeos pré-gravados. É excelente para iniciantes, pois possibilita que você escolha quanto tempo quer praticar e qual tipo de prática, além de todas as aulas trabalharem o fortalecimento e alongamento, sempre com músicas ao fundo.

Calistenia

A calistenia ou treino calistênico é um método de exercícios que usa apenas o peso do corpo, auxiliando na definição muscular e queima de calorias. É composto por exercícios que podem ser feitos em qualquer ambiente, como séries de agachamento, burpee, vários tipos de abdominais, flexão de braços. Exercite-se! Isso vai melhorar o seu humor, sono e disposição.

Hábitos quarentena

Meditação

A meditação é uma prática ancestral que envolve concentração, foco no momento presente e tranquilidade, é uma excelente técnica para o autoconhecimento, melhoria da qualidade do sono, diminuição da ansiedade além de trazer bem estar para a sua rotina e ser um aliado à sua saúde mental.

App Insight Timer

O aplicativo Insight Timer, disponível na App Store e na Play Store, fornece meditações guiadas em Português gratuitas, palestras de psicólogos, neurocientistas, professores e especializados em mindfulness.
 

Mandalas

As mandalas são consideradas elementos terapêuticos, pois aguçam a percepção, atenção, diminuem a ansiedade, auxiliam na coordenação visual e motora estimulando a criatividade e proporcionando tranquilidade ao deixar os pensamentos de lado e se concentrar no aqui e agora.
É possível desenhar e colorir mandalas e até produzi-las, através de apenas dois materiais: palitos de churrasco e linha colorida. São ótimas opções para decorar ou redecorar sua casa ou ambiente de trabalho, pois transmitem uma sensação de equilíbrio e paz por meio da disposição das figuras.

Cursos online

Durante esse período de isolamento social foram disponibilizados muitos cursos online gratuitamente e agora com tempo sobrando é uma ótima oportunidade para aprender um novo idioma, para isso há plataformas na web e aplicativos gratuitos.

Kultivi

O site Kultivi é uma plataforma de ensino disponível na web com cursos 100% gratuitos com certificado que além dos idiomas há também curso Enem, de empreendedorismo e OAB.

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas, disponível em iOSAndroid e também na Web. Com ele, é possível aprender Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Esperanto, gratuitamente.
O que achou das dicas? Já está praticando alguma delas? #FiqueEmCasa