O própolis é uma substância natural produzida pelas plantas e extraída delas pelas abelhas, rica em propriedades antioxidantes e antibacterianas. Já fizemos um outro post aqui no Blog explicando os principais tipos e os benefícios deste grande aliado (que você pode ler clicando aqui!). Hoje, trouxemos algumas dicas super práticas e fáceis para você incluir o própolis na sua rotina! Confira abaixo:

 

Receitinhas

Shot matinal: esprema o suco de 1 limão e misture bem com 1 colher de chá de cúrcuma e 20 gotas de extrato de própolis. Se preferir, pode diluir em um pouco de água.

Suco de laranja com limão e própolis: misture o suco de 2 laranjas e 1 limão com 10 gotas de extrato de própolis. Adoce a gosto com mel.

Bebida quente aconchegante: em uma panela, coloque 300 ml de leite vegetal, 4 rodelas finas de gengibre, 1 pedaço de canela em pau. Depois que o leite começar a borbulhar, ferva por mais 2 minutos e desligue o fogo. Finalize com 10 gotas de extrato de própolis, adoce com mel (opcional) e espere amornar para beber.

 

Pele e Cabelos

Limpeza de pele: misture cerca de 1 colher de fubá ou açúcar, 1 colher e meia de mel e 15 gotas de própolis. Faça uma esfoliação suavemente, massageando a pele em movimentos circulares, e enxágue.

Massagem capilar: misture 1 colher de sopa de óleo vegetal da sua preferência (pode ser de coco, jojoba, semente de uva, etc), 2 gotas de óleo essencial de alecrim e 6 gotas de própolis. Passe no couro cabeludo e massageie suavemente. Deixe agir por 15 minutos, e lave os cabelos normalmente.

Própolis no shampoo: acrescente 15 gotas de própolis a 100 ml do seu shampoo neutro preferido. Você pode adicionar óleos essenciais também, se desejar. Misture bem, e utilize o shampoo cerca de 3 vezes por semana.

 

Cuidados com a saúde

Para cicatrização de pequenos machucados e espinhas: aplique uma ou duas gotas de extrato de própolis sobre a área, entre 4 e 5 vezes ao dia.

Inalações com vapor: você pode acrescentar algumas gotas de extrato de própolis em água fervida e utilizar a mistura ao fazer inalações.

Para dor de garganta: adicione 4 gotas de extrato de própolis em 1 xícara de água e faça gargarejo com a solução. Pode ser utilizada mais de uma vez por dia, se necessário.

 

Importante: Apesar de ser bem aceito por grande parte das pessoas, o própolis pode provocar reações alérgicas em alguns casos. Ele também deve ser evitado por diabéticos, devido ao teor de açúcar presente em sua composição. O ideal é que você consulte um nutricionista ou dermatologista antes de começar a consumi-lo ativamente.

 

E aí, curtiu as nossas dicas para incluir o Própolis na sua rotina? Não deixe de acompanhar os nossos conteúdos por aqui!

 

Fonte: ECycle. “O que é extrato de própolis, para que serve e alternativas”. ROMANELLI, Tais.” Própolis: um “medicamento natural” que surpreende pela quantidade de benefícios”. Beleza e Saúde. “Própolis para cabelos mais saudáveis”. ZANIN, Tatiana. “Receitas caseiras para gripe e resfriado”. ROSSI, Mariane. “’Shot da imunidade’ leva três ingredientes e fortalece o organismo”.