A Sálvia Hispânica, popularmente conhecida como chia, tem sua origem na américa central e suas sementes já eram utilizadas como alimentos a muitos séculos.

Os benefícios de suas sementes vem sendo estudos a alguns anos, e cada vez mais, seu consumo defendido por médicos e nutricionistas. Isso devido a sua composição extremamente rica nutricionalmente e a facilidade de incluí-la nas refeições e rotina.

A semente de chia contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, tipos de gorduras consideradas benéficas ao organismo, sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3. É também reconhecida pelo seu baixo índice glicêmico, isso por conter 34,4% de fibras. Outra característica conhecida da chia é o seu poder antioxidante, que se dá pela presença dos ácidos caféico e clorogênico, além de ser conter vitaminas e minerais essenciais à manutenção da boa saúde.

Veja agora como cada componente da chia age no corpo.

  • Seu efeito mucilaginoso, que absorve até 20 vezes o seu volume de água, ajuda na redução de peso, uma vez que dá a sensação de saciedade.
  • As fibras ajudam a prevenir e controlar as diabetes
  • A presença do ômega 3 previne doenças cardiovasculares e ajuda a regular o colesterol
  • Por ser fonte de cálcio é boa para os ossos
  • O ácido caféico tem poder de desintoxicar o fígado.
  • Alguns de seus ácidos graxos estão relacionados as funções cognitivas e transmissão de impulsos nervosos
  • As proteínas e óleos essenciais promovem a saúde dos cabelos e pele.
  • O ômega 3 e os ácidos graxos possuem ação anti-inflamatória, ajudando em todos os tipos de inflamação, inclusive nas amenizando o aspecto das celulites.
  • O selênio e o zinco fortalecem a imunidade
  • Contém triptofano, que equilibra os níveis de melatonina, regulando o sono.
  • A presença da Vitamina A é essencial para a saúde dos olhos.
  • Por conter proteínas auxilia o ganho de massa muscular
  • A vitamina A e o Zinco ajudam na saúde bucal

A dose diária de chia recomendada é de 25g (duas colheres de sopa). Você pode adicioná-las a sucos, saladas, iogurtes, bolos, pães, shakes e frutas. Podendo ser consumida crua, triturada, em forma de gel ou óleo, mantendo suas propriedades em todas as formas, tornando ainda mais simples a introdução dessa poderosa semente em sua rotina.

E você já incluiu as sementes de chia no seu dia-a-dia? Conta pra gente como você gosta de consumi-las.