Descubra todos os benefícios da cúrcuma e como inseri-la em sua rotina!

Você já conhece essa raiz poderosa, que é utilizada a milhares de anos no Oriente Médio e vem sendo cada vez mais consumida ao redor do mundo.

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou turmérico é uma espécie de raiz com propriedades medicinais. Originária da Ásia, da mesma família do gengibre, teve sua distribuição ao redor do mundo graças aos mercadores árabes. Há registros do uso dessa raiz a mais de 4 mil anos, utilizado com fins medicinais, culinários e no tingimento de tecidos.

A parte utilizada da cúrcuma é a sua raiz, nela podemos encontrar um componente que oferece muitos benefícios na prevenção e tratamentos de diversas doenças crônicas: a curcumina. Além de ser um ótimo aliado para o aumento da imunidade!

Veja alguns benefícios da cúrcuma:

  • Retardar ou prevenir o aparecimento de coágulos no sangue
  • Reduz os sintomas da depressão
  • Combate inflamações
  • Aumenta a saúde da pele
  • Eficiente contra artrite
  • Previne alguns tipos de câncer
  • Ajuda a controlar a glicose no sangue
  • Inibe a proliferação de células de gordura no corpo
  • Previne doenças intestinais
  • Ajuda a regular o colesterol
  • Analgésico Natural
  • Auxilia na desintoxicação do corpo
  • Auxílio na recuperação muscular após exercícios físicos

 

A absorção da curcumina pelo organismo é muito baixa, isso devido a sua rápida metabolização e eliminação, sendo assim alguns estudos comprovam que associá-la a outros componentes pode potencializar a sua absorção, como por exemplo, a piperina, presente principalmente na pimenta preta, quando associada ao consumo da cúrcuma resulta em um aumento de 200% na absorção da curcumina.

Você pode utilizar a cúrcuma na preparação de pratos com carnes, peixes, legumes. Adicione uma pitada em sucos, shots matinas, saladas e lembre-se sempre de associá-la a pimenta preta, aumentando dessa forma sua absorção e consequentemente seus benefícios.

 

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