Você conhece todos os benefícios da Berinjela para seu corpo?

Originária da Índia, e seu cultivo começou a 4000 anos, com polpa macia e casca lisa e brilhante, os benefícios da berinjela ficaram rapidamente conhecidos, principalmente por suas funções “medicinais”.

No mundo é possível encontrar vários tipos de berinjelas, que são diferenciados por sua cor, sendo a mais comum a grande e roxa, frequentemente encontrada no Brasil.

Essa leguminosa é fonte de ferro, rica em vitaminas A, B e C e em proteínas. Contém também grandes quantidades de sais minerais como cálcio, potássio e ferro, fibras solúveis e antioxidantes, auxiliando em várias funções de nosso corpo.

Conheça alguns dos benefícios da berinjela em seu corpo:

  • Envelhecimento – por conter antioxidantes previne e combate o envelhecimento celular. A presença da vitamina C garante a saúde da pele, prevenindo o aparecimento de rugas e mantém a pele macia e hidratada.
  • Coração – por conter fibras solúveis ele ajudam a reduzir os níveis de colesterol. A presença de um poderosos antioxidante, o Nasunin, responsável pela formação de novos vasos e melhora do fluxo sanguíneo, auxilia além do coração, na prevenção de diversos tipos de câncer.
  • Sistema Nervoso e Fígado – rica em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática
  • Colesterol e Controle de Peso – pela quantidade de fibras solúveis, a berinjela é considerada um alimento diurético. Ótima aliada no controle de peso, e consequentemente da redução do colesterol.

Após todos esses pontos vale lembrar de incluir esse legume tão versátil no seu dia-a-dia. Ela pode ser preparada de diversas formas. Utilize nas preparações desde entradas, pratos principais até aperitivos!

E você? Como gosta de preparar berinjela? Conta pra gente!