Termogênese ou termogenia é a capacidade que o nosso organismo tem de regular a temperatura interna, de acordo com as condições do ambiente externo, através da queima de energia.

Os alimentos termogênicos fazem parte de uma classe muito explorada comercialmente, pois apresentam um maior nível de dificuldade para serem digeridos pelo organismo e deste modo é consumido maior quantidade de energia e caloria para ocorrer o processo de digestão, logo a temperatura corporal aumenta e o metabolismo é acelerado aumentando também a queima de gordura.

Balanço energético

É interessante compreendermos o conceito de balanço energético, que é definido pela relação entre a quantidade de calorias que se ingere e a quantidade que se gasta em um dia.

 

Para se aumentar o gasto energético diário é necessário a combinação de alguns fatores, sendo o mais importante a prática de exercícios físicos, que promove a aceleração do metabolismo e faz com que o corpo utilize a gordura nele armazenada como fonte de energia. É possível potencializar essa queima de gordura quando o exercício físico é associado a uma dieta saudável com a inclusão de alimentos termogênicos.

O consumo de alimentos termogênicos, sem uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, gera nenhum ou poucos resultados, umas vez que o consumo isolado de alimentos termogênicos aumentará o gasto calórico diário em no máximo 100 calorias.

 

Conheça os principais alimentos termogêncios:

Extrato de chá verde (catequina)

Extremamente rico em antioxidantes, possui cafeína, é grande acelerador do metabolismo e diminui o colesterol prevenindo o depósito de gordura no organismo.

Capsaicina (pimentas)

Principalmente a pimenta vermelha, estimula a liberação de Endorfina e possui um poder antioxidante duas vezes maior do que o ácido ascórbico.

Cafeína (café e guaraná)

Possui propriedades diuréticas, potencializa a função de analgésicos e estimulantes. Uma dica é ingerir cafeína antes da prática de exercícios físicos, pois promove melhorias rápidas e significativas no desempenho esportivo.

Gengibre (gingerol)

Acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura, além de ser um poderoso aliado na prevenção contra o câncer. Melhora o sono, auxilia no funcionamento do sistema digestivo, ajudando a aliviar náuseas e diarreias, previne resfriados, é um excelente analgésico e anti-inflamatório.

Vinagre de maçã, mostarda, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve) e aspargos são mais alguns exemplos deste tipo de alimento.

Cuidados ao consumir alimentos termogênicos

O consumo excessivo de alimentos termogênicos na alimentação pode resultar em dores de cabeça, insônia, tonturas e disfunções intestinais.
Indivíduos hipertensos, com problemas cardíacos e aqueles com problemas na tireoide devem ter maior atenção, pois alguns desse alimentos podem acentuar doenças já existentes.

Sempre consulte um especialista!

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