Enquanto alimentos ultraprocessados (que contém substâncias nocivas presentes em seus aditivos, conservantes, corantes e adoçantes) e até mesmo o ambiente podem causar intoxicações no nosso corpo, listamos para você quais os melhores alimentos para desintoxicar o organismo. Se combinados à pratica regular de exercícios, os resultados serão ainda melhores.

Confira abaixo os grandes aliados na eliminação dos excessos e toxinas acumuladas no nosso organismo:

 

Alimentos para desintoxicar o organismo:

 

  • Couve: além de estimular as enzimas que neutralizam toxinas, a couve é rica em ferro e vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Ela pode ser consumida crua, como salada, refogada ou até mesmo desidratada – experimente os nossos Chips de Couve, sabores Mediterrâneo e Pomodoro!

 

  • Gengibre: contém pequenas quantidade de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio, e muitas fibras, auxiliando na ativação do metabolismo e no processo da digestão.

 

  • Berinjela: é um vegetal com propriedades digestivas e muito nutritivo, indicado principalmente para casos de indigestão e prisão de ventre. Utilizamos ela como ingrediente principal do nosso Quibe Vegano de Berinjela e Quinua!

 

  • Maçã: é rica em fibras, que ajudam a regular o colesterol do sangue. Suas propriedades antiácidas também fazem com que seja recomendada para manter a saúde do estômago, bexiga e rins.

 

  • Mel: além de ser uma alternativa deliciosa para adoçar bebidas e preparações, o mel é um ativo poderoso contra gripes, asma, amigdalite e bronquite.

 

  • Hortelã: rica em vitaminas A, B e C, e minerais que exercem ação estimulante no aparelho digestivo. E o melhor de tudo é que ela é muito versátil: pode ser consumida em chás e saladas, além de complementar diversos tipos de pratos!

 

  • Frutas cítricas: acerola, abacaxi, maracujá, limão… as frutas cítricas são ricas em antioxidantes! A laranja por exemplo, quando consumida com o bagaço, também auxilia no funcionamento intestinal. Sempre que possível, procure consumir as frutas – e demais vegetais, no geral – crus ou frescos, para aproveitar ao máximo suas propriedades nutricionais!

 

  • Água: não existe detox sem ela! A eliminação das toxinas por meio do suor e da urina é uma das principais formas do nosso corpo se manter limpo. Além da água em si, é possível diversificar o consumo com outros líquidos (como chás ou sucos naturais), sopas e até mesmo alimentos aquosos (melancia, melão, verduras, etc).

 

E por que é tão importante?

 

Este processo de desintoxicação é essencial para manter a nossa saúde a longo prazo. O acúmulo de componentes tóxicos no nosso organismo leva a uma inflamação das células, que por sua vez induz a baixa resistência, cansaço e fadiga, pele opaca e ganho de peso.

Mas é importante ressaltar que as dietas extremas – sem acompanhamento de nutricionistas e médicos – podem se mostrar tão prejudiciais à saúde quanto o consumo de alimentos nocivos. Por isso, procure sempre orientação especializada para garantir uma desintoxicação natural, saudável e realmente benéfica 😊

 

Fontes: PAES LEME, Malu. “Alimentação Inteligente”. SIMÕES, Renata Baumann et Al. “Detox e sua Real Eficácia” . OTA, Simone. “10 soluções práticas para desintoxicar”. DUARTE, Alan. Conheça os principais alimentos desintoxicantes. VALE, Natalia. 11 alimentos que desintoxicam seu corpo”.