Uma boa alimentação e atividades físicas são partes fundamentais de um estilo de vida saudável. Diversos estudos já apontam que essas práticas estão diretamente ligadas a prevenção de complicações – como a hipertensão, a obesidade e o diabetes – além de aumentar o bem-estar físico e mental. Abaixo, explicamos melhor qual o papel de cada um destes hábitos:

Alimentação Saudável

É um fator muito importante para manter a saúde a longo prazo. Adotar uma boa alimentação requer a compreensão de que uma dieta adequada contém todos os grupos de alimentos em quantidades equilibradas, sem esquecer de incluir a ingestão de água regularmente!

É importante ressaltar que a qualidade e a natureza do que se come também é um aspecto a ser considerado. Já mencionamos em outro texto aqui no Blog sobre o consumo de alimentos ultraprocessados, por exemplo, e a importância de darmos preferência a alimentos in natura.

Atividade Física

Hoje, vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, onde as atividades rotineiras tornam-se cada vez mais fáceis e práticas. Os últimos anos vem provando que o sedentarismo não é algo com o qual o nosso corpo está habituado, e isso se manifesta de diversas formas: obesidade, hipertensão, colesterol elevado, diabetes, etc.

É por isso que manter uma prática regular de atividades físicas tem sido cada vez mais essencial. O exercício físico melhora o funcionamento dos pulmões e do sistema cardiocirculatório; diminui as quantidades de colesterol e lipoproteínas no corpo; melhora flexibilidade, força e resistência muscular e reduz o peso corporal. Além disso, está fortemente relacionado a diminuição do stress e a proporcionar bem-estar.

 

E você, já incluiu estas duas práticas no seu estilo de vida?

Lembramos que, tanto para traçar uma boa rotina alimentar quanto para determinar qual a frequência e o tipo de atividade física ideal para cada tipo de pessoa, é recomendado consultar um médico ou nutricionista 😊

 

Fontes: CARVALHO, Tales. MARA, Lourenço Sampaio. “Hidratação e Nutrição no Esporte”. FERREIRA, Nadia et al. “Promoção da Saúde com Ênfase na Atividade Física e Alimentação Saudável”. SCHEER, Betânia Boeira et al. “Avaliação da Alimentação Pré-Treino e da Ingestão de Líquidos em Adultos Praticantes de Atividade Física”.