Você sabe a importância de manter o nível de serotonina em equilíbrio?
Conhecido como o hormônio da felicidade, a serotonina é um neurotransmissor que estabelece a comunicação entre as células nervosas, sendo produzida a partir do triptofano, um aminoácido fundamental que é obtido por meio da alimentação.
O consumo de alimentos ricos em triptofano como: leguminosas (feijão azuki e lentilha), semente de abóboracastanhas, aveia, linhaça, quinoa, cacau, banana e cereais integrais promovem a sensação de bem-estar, além de atuar no corpo reduzindo o estresse e controlando a ansiedade.

Saiba agora as funções da serotonina no corpo:

·         Regula o humor e sensação de bem estar
·         Facilita a coagulação sanguínea
·         Regulação do sono
·         Auxilia no controle dos movimentos do intestino
·         Controle da náusea

 

O que a falta de serotonina causa?

A baixa concentração de serotonina no organismo pode resultar no aparecimento de alguns sinais, como:

Insônia

A quantidade de serotonina no sangue afeta a produção de melatonina, que é um hormônio produzido pelo corpo e liberado durante a noite, auxiliando no início do sono. Sendo assim, quando os níveis de serotonina estão baixos a indução do sono é diretamente afetada, porém é importante ressaltar que a insônia pode ter outras causas e não somente o déficit de serotonina.

Dica de app para também auxiliar na insônia:

Sleep Better

Além do consumo dos alimentos para o auxílio da insônia, esse aplicativo monitora a qualidade do sono por meio dos dados que o usuário informa, como por exemplo: estresse, se ingeriu alimentos com cafeína ou bebidas alcoólicas durante o dia e assim o aplicativo calcula o momento mais propício que se está com sono mais leve para acordar e dessa forma melhorar sua qualidade de sono. Está disponível para Android e iOS.

Cansaço excessivo

A serotonina é também responsável pela produção de energia, seu déficit pode causar fadiga crônica.

Desejo atípico de comer doces e carboidratos

Carboidratos, em especial alimentos doces, aumentam temporariamente os níveis de serotonina provocando um bem estar, porém pouco tempo após o consumo os níveis diminuem de forma drástica, podendo levar a estados de ansiedade, depressão e sonolência.

Dificuldade de concentração

Níveis adequados desse neurotransmissor, tão importante para o funcionamento cognitivo, possuem impacto na memória e na concentração, logo, seu déficit pode provocar um declínio cognitivo, o que dificulta na aprendizagem e concentração.
O déficit desse hormônio na corrente sanguínea também pode acarretar sonolência durante o dia, fome excessiva, enxaqueca, irritabilidade, mal humor, alteração do desejo sexual e falta incomum de paciência.

Confira agora uma dica de receita super fácil de preparar com ingredientes ricos em triptofano que vão proporcionar bem estar!

descrição da receita de cookie de banana

Cookie de banana vegano

Ingredientes

·         1 Banana Nanica bem madura
·         2 colheres de sopa cacau em pó
·         3 colheres de sopa de aveia em flocos
·         Manteiga de cacau

·         Chocolate meio amargo em tabletes

Modo de preparo

·         Amasse a banana
·         Acrescente o cacau e a aveia
·         Misture bem os ingredientes
·         Unte uma assadeira com a manteiga de cacau
·         Com o auxílio de uma colher de sopa, forme o cookie e acrescente um tablete do chocolate meio amargo por cima
·         Leve ao forno por cerca de 30 minutos em temperatura média 180°C

Observação: Caso prefira uma quantidade maior de cookies, basta dobrar a receita.

Sugestão Bianca Simões

Quer acrescentar em seu cardápio alimentos que aumentam seu bem estar?