Alimentos para manter a saúde dos cabelos

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Os cabelos geralmente têm um impacto muito grande na nossa autoestima, e não é incomum que as pessoas dediquem tantos cuidados a eles. Porém, não podemos esquecer que os nossos hábitos alimentares também têm um papel muito importante na saúde dos cabelos!

Assim como o restante do corpo, os cabelos precisam de hidratação e nutrientes para se manterem fortes e resistentes. Confira abaixo quais os principais, e em quais alimentos podem ser encontrados:

  • Vitaminas do complexo B: as vitaminas B1, B2, B12 e outras ajudam a manter os cabelos mais fortes e resistentes, prevenindo a queda e a perda da coloração natural. Estão presentes em alimentos como ovos, banana, cogumelos e espinafre. As Leveduras Nutricionais também são ótimas fontes de vitaminas do complexo B!
  • Vitamina A: essencial também para a pele, a vitamina A atua na produção das glândulas sebáceas que evitam o ressecamento do couro cabeludo e dos fios. Frutas e vegetais alaranjados, como cenoura, mamão e o tomate, são ricos nesta vitamina.
  • Vitamina C: um antioxidante importante, que aumenta a absorção de ferro e ajuda a fortalecer os capilares. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas e verduras escuras, como a couve.
  • Vitamina E: de um modo geral, a vitamina E ajuda na proteção das células (não apenas do cabelo, mas do corpo todo). Nozes, amêndoas, óleos vegetais, aveia e abacate são alguns alimentos ricos neste nutriente.
  • Sais minerais: o zinco, o ferro e o selênio ajudam a manter os folículos capilares nutridos, bem como no crescimento rápido. Sem eles, os fios podem ficar frágeis e sem brilho. Para obter estes nutrientes, procure consumir brócolis, grãos como o feijão, sementes de girassol e de abóbora, chia e castanhas.
  • Proteínas: 90% da composição dos cabelos é feita da proteína queratina, de forma que o organismo precisa ser recarregado com ela para manter os fios saudáveis e fortes. Alguns alimentos ricos em proteínas são os cogumelos, ovos, cereais e leguminosas.

Também é importante ressaltar que a água é fundamental para a saúde dos cabelos, pois é a responsável por levar todos os nutrientes até o bulbo capilar. Não se esqueça de manter o seu corpo hidratado diariamente!

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Fonte: ANDRADE, Sonia Raquel. “Auto-estima, cabelos e nutrição”. Unimed do Brasil. “Como cuidar do cabelo?”. SALEM, Shâmia. “Alimentos amigos do cabelo”.

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