A importância do café da manhã

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Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância do café da manhã, já que é considerado uma das principais refeições do dia. Ainda assim, muitas pessoas têm criado o hábito de pulá-lo – seja por falta de tempo durante a rotina ou visando perder peso de forma radical.

Isso, porém, é uma prática que os profissionais de nutrição não recomendam: diversos estudos já apontam que, após ficar tantas horas em jejum, nosso corpo precisa ingerir nutrientes pela manhã para ter energia durante o dia. Não se alimentar corretamente no início do dia pode causar tonturas, náuseas, alterações de humores e até mesmo dificuldade em se concentrar.

Mas não basta simplesmente comer qualquer tipo de alimento ou porções muito grandes no café da manhã. É preciso consumir uma boa variedade de nutrientes, em quantidades adequadas. Confira algumas recomendações:

Dê prioridade para alimentos in natura, ou minimamente processados

Estes tipos de alimentos não possuem adição de componentes nocivos como corantes, conservantes, sal e açúcar refinados e gorduras, e possuem mais nutrientes.

Inclua frutas!

Uma porção de frutas da sua preferência faz toda a diferença, já que elas contêm vitaminas e minerais superimportantes para o organismo. Mas sem exageros, ok?

Grãos e cereais integrais

Os grãos e cereais são importantes fontes de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Também são ricos em vitaminas e minerais, e muitos deles têm baixo índice glicêmico e ajudam a manter a sensação de saciedade.

Algumas sugestões: granolas, chia, linhaça e aveia. Uma opção muito bacana é o nosso Waffle Integral, feito com castanha de caju – confira aqui na loja 😊

Não esqueça das proteínas!

Além de ajudar na saúde dos músculos e na regulagem da insulina, as proteínas também ajudam a manter a saciedade por mais tempo. Ovos, quinua, iogurte e castanhas são algumas opções de alimentos proteicos para começar o dia.

Lembrando que para saber quais as porções ideais para a sua rotina, é muito importante que você consulte um nutricionista, ok?

Os produtos Bianca Simões são opções deliciosas e nutritivas para e ajudar a manter o seu café da manhã mais saudável! Conheça na nossa loja!

Fonte: TRANCOSO, Caroline Suelen et al. “Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde”. BARUFALDI, Laura Augusta et al. “Café da manha: vinculado a consumo e comportamentos alimentares em adolescentes”. MARCHIONI, Dirce Maria Lobo et al. “Prevalência de omissão do café da manhã e seus fatores associados em adolescentes de São Paulo: estudo ISA-Capital”.

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