O papel das sementes na alimentação

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Conheça os benefícios de consumir sementes!

As sementes são ingredientes incríveis para complementar a nossa rotina. Além de crocantes e saborosas, combinam com muitos tipos de pratos e receitas, e são ricas em diversos nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais. Conheça abaixo algumas das sementes populares e como acrescentá-las a uma alimentação saudável:

Tipos de Sementes

  • Chia: é uma fonte de fibras extremamente versátil e rica em ômega 3. Quando misturada com um pouco de água, a chia forma um gel que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, é ótima para regular os níveis de colesterol. Pode ser consumida com sucos e vitaminas, frutas, tapioca e em diversas receitas (o nosso Chia Pops, por exemplo, leva sementes de chia).
  • Gergelim: é fonte de fibras alimentares e cálcio, auxiliando na diminuição do colesterol e na boa saúde gastrointestinal, óssea e dentária. Combina muito com saladas, carnes e massas.
  • Linhaça: rica em ômega 3, ela ajuda manter um bom funcionamento cardiovascular. Também possui gorduras boas e fito estrógenos (moléculas semelhantes ao estrogênio, que ajudam a diminuir os sintomas da menopausa). É muito consumida com frutas, gelatinas e ovos.
  • Quinua: fonte de vários nutrientes como ferro, fósforo, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, vitamina E, cálcio e fibras! A quinua também possui todos os aminoácidos essenciais, sendo considerada uma proteína completa. É uma ótima opção para substituir o arroz comum, além de ser muito utilizada em saladas e tabules. Nossos Quibes Veganos e o Tabule de Quinua da Linha Momento são algumas alternativas deliciosas para consumir a quinua.
  • Sementes de girassol: contém vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. A vitamina E, por exemplo, tem ação antioxidante e ajuda a prevenir complicações cardiovasculares; já o selênio possui atividade antiviral e antioxidante. Essa semente pode ser acrescentada a massas, cereais e até mesmo iogurtes!
  • Sementes de abóbora: ricas em magnésio, proteínas, lipídios e fibras! Ficam uma delícia misturada com frutas, sucos e vitaminas, ou até mesmo em sopas e pratos salgados.

Todas estas opções de sementes você pode encontrar na nossa Loja de Ingredientes!

É importante lembrar que o consumo de sementes não deve ser exagerado. Mesmo com tantos benefícios, há certas restrições e contraindicações em determinados casos – por exemplo, não é recomendado que crianças abaixo de 2 anos consumam sementes frequentemente. Procure sempre a orientação de um nutricionista para saber qual quantidade é recomendada para você 😉

Fonte: SILVA, Elizangela Rodrigues et al. “Capacidade antioxidante e composição química de grãos integrais de gergelim creme e preto”. VERONEZI, Carolina Médici. JORGE, Neuza. “Aproveitamento de sementes de abóbora como fonte alimentar”. ROS, Emilio. HU, Frank B. “Consumption of Plant Seeds and Cardiovascular Health: Epidemiologic and Clinical Trial Evidence”. CASTRO, Tamara. TAEQ. “Sementes na Alimentação”.

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