Alimentação saudável no inverno

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Alimentação saudável no inverno

O inverno está chegando, e o friozinho já começou a aparecer! Neste período, precisamos ter um certo cuidado para não descuidar da alimentação. Com a exposição ao clima mais frio, nosso metabolismo acelera e o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Ou seja, é muito comum que você sinta mais vontade de comer descontroladamente. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a manter a alimentação saudável no inverno!

Aposte em legumes e verduras refogados

Nem todo mundo sente vontade de consumir saladas frias nesta época, mas elas são fontes de nutrientes muito importantes. Uma boa forma de manter o consumo é refogando estes alimentos para comê-los quentinhos. Essa ideia se aplica também para algumas frutas: bananas, peras e maçãs, por exemplo, também ficam uma delícia quando levadas ao forno.

Procure incluir alimentos termogênicos no cardápio

Já comentamos neste outro post aqui no Blog todos os benefícios destes alimentos. Resumidamente, eles são mais difíceis de serem digeridos, ajudando a regular a temperatura do organismo. Alguns termogênicos naturais bem reconhecidos são o chá-verde, a pimenta, o gengibre, a cafeína e o cacau, por exemplo.

Consuma fibras!

Alimentos ricos em fibras trazem maior sensação de saciedade, e vão te ajudar a manter a fome controlada durante o dia. Mas isso não quer dizer que você deva cortar refeições! Além do café-da-manhã, almoço e jantar, você deve fazer pequenos lanches nos intervalos entre as refeições principais. Grãos como a aveia, a chia e a linhaça, por exemplo, são ótimas pedidas, pois contém boas quantidades de fibras.

Não descuide dos líquidos

Sim, nós sabemos que o frio traz aquela preguicinha de beber água, mas você sabe que ela é essencial para a saúde, não é? Principalmente durante o inverno, quanto as baixas temperaturas fazem o corpo perder mais líquido. Nos dias mais gelados, você pode aderir a bebidas quentes como chás de ervas para se aquecer.

Nesta época, também é muito comum que as gripes e resfriados apareçam. Para fortalecer a imunidade, não deixe de consumir frutas cítricas, que são ricas em vitamina C. Transforma-las em sucos é uma forma prática e gostosa de acrescentar ao cardápio.

E é claro, se o assunto é alimentação saudável no inverno, não podemos nos esquecer das sopas! Pratos quentes clássicos, elas são mais uma forma bem saborosa de manter a ingestão de líquidos e se aquecer do friozinho. Mas atenção: para serem uma refeição saudável, é importante que elas sejam feitas prioritariamente de legumes e verduras. Evite colocar grandes quantidades de queijo ou pão, por exemplo, para que o prato não fique excessivamente calórico.

Por falar em sopas, já ficou sabendo das novas opções de sopas da Linha Momento? Super práticas, deliciosas e nutricionalmente equilibradas, elas vieram para facilitar a sua rotina! Acesse a nossa loja e conheça 😉

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Fonte: Ministério da Saúde. “Guia alimentar para a população brasileira”. CHELA, Daniéli. FACOP. “Os cuidados necessários com a alimentação durante o período do inverno”. MAGALHÃES, Carolina Pereira. “Alimentação no inverno”.

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